18 abril 2007

MMA - mixed martial arts


MMA


MMA - "mixed martial arts", reune artes marciais que incluem golpes e técnicas de luta no chão.


O MMA pode ser praticado como um desporto de luta regular ou em torneios em que dois concorrentes tentam derrotar-se. Usam uma escala de técnicas permitidas de artes marciais, como golpes com punhos e pés, luta, lances e chaves.


Há organizações que preparam torneios de MMA como os UFC (Ultimate Fighting Championship) e o PRIDE ("orgulho").



Na opinião popular, as frases "mixed martial arts" e "Vale Tudo" tem o mesmo significado. Entretanto, as diferenças entre estas frases devem ser reconhecidas e ambas devem ser distinguidas da frase Full Contact ("pleno contato").


O pankration era um estilo velho de combate sem arma. Os gregos antigos introduziram esta disciplina nos Jogos Olímpicos. Algumas exposições públicas de combates ocorreram no fim do século XIX. Representaram estilos diferentes de luta, incluindo jujutsu, luta, luta Greco-romano e outros, em torneios e desafios pela Europa inteira.


O MMA tem as suas raizes em dois acontecimentos: os acontecimentos de Vale Tudo no Brasil, e o Shootwrestling japonês. Nesse tempo, estes acontecimentos estavam ligados mas depois separaram-se.


O Vale Tudo começou na terceira década do século XX, quando Carlson Gracie convidou cada competidor a competir numa luta. Isso era assim chamado "Desafio do Gracie".


Mais tarde, Hélio Gracie e a família Gracie mantiveram este desafio.


No Japão, na oitava década do século XX, Antonio Inoki organizou uma série de lutas de MMA. Produziram o Shootwrestling, que mais tarde deu origem à formação da primeira organização de MMA, conhecida como Shooto.


O MMA obteve grande popularidade nos Estados Unidos em 1993, quando Rorion Gracie criou o primeiro torneio de UFC. Em 1997, no Japão, o interesse por este desporto resultou na criação da maior organização de MMA - Pride Fighting Championship.


A família Gracie popularizou os torneios UFC. Indubitavelmente, a família Gracie teve um papel importante na criação de torneios abertos de Vale Tudo e na sua popularização através da televisão. Não obstante, antes de qualquer promotor, criou o UFC ou Shooto, onde podem lutar representantes de cada método de auto-defesa, existindo já aí artes marciais como o Jeet Kune Do, o Kajukembo e o Karatê Nisei Goju Ryu.




Emblema do Jeet Kune Do.
Os caracteres chineses ao redor do símbolo indicam:
"Usar nenhum meio como meio" & "Tendo nenhuma limitação como limitação".
As flechas representam o movimento interminável e mudança do universo.

Jeet Kune Do ( Jié quán dào; lit. "Caminho para interceptar primeiro"), também Jeet Kun Do ou JKD, é um sistema de arte marcial de combate, desenvolvido pelo artista marcial e actor Bruce Lee.

Entre os principais estilos pesquisados e sintetizados por Lee estão o Tai Chi Chuan, Boxe, Judo, Jiu-Jitsu, Savate, Aikido, Esgrima, Muay Thai, além do Wing chun (Vin Tsung) que estudou na China, junto com o famoso mestre Yip Man.

Através de experiências em combates reais, percebeu uma certa dificuldade de vencer através dos métodos clássicos do seu estilo de Kung-Fu, o Wing Chun, considerado um dos mais directos.

Por essa razão, quebrou a abordagem clássica e desenvolveu-se em vários sistemas de artes marciais, unificando-as num estilo único que chamou de Jeet Kune Do. A principal diferença que Lee adoptou ao seu estilo era a prioridade para a velocidade, usando para isto golpes lineares, ao invés dos tradicionais movimentos circulares das artes clássicas.

Analogias:
- Personagens de:
"Mortal Kombat": Liu Kang
"Armageddon": MOKAP
"Street Fighter": Fei Long
todos lutadores de JKD



Carlson Gracie



Primogénito do introdutor do jiu-jitsu no Brasil, Carlos Gracie, o Grande Mestre Carlson Gracie foi lançado pela família no desafio a Waldemar Santana, que havia derrotado seu tio Hélio no épico combate de três horas e quarenta minutos, realizado em 1954. Seis meses depois, com apenas 16 anos de idade, Carlson subiria ao ringue para vingar o tio em menos de 40 minutos, no que a imprensa da época classificou de "um massacre". Esta seria a primeira das quatro lutas travadas contra Waldemar (duas vitórias, dois empates) no cartel de Carlson de 19 lutas profissionais, com apenas uma derrota.
Após aposentar-se do vale-tudo, Carlson dedicou-se ao ensino do
jiu-jitsu, e a sua equipa reteve a hegemonia nos campeonatos de meados da década de 1970 a meados da década de 1990. Formou faixas-pretas do calibre de Sérgio Iris, o "Serginho de Niterói", Cássio Cardoso, Peixotinho, Ricardo de La Riva, Murilo Bustamante, Amaury Bitetti, Ricardo Libório, Zé Mario Sperry e Wallid Ismail, entre mais de duzentos graduados.
Carlson Gracie morreu no dia 1 de Fevereiro de 2006, vítima de paragem cardíaca, após infecção generalizada provocada por cálculo renal, no hospital Lincoln Park, em Chicago, EUA, onde mantinha uma academia de jiu-jitsu. O grande mestre, que nasceu em 12 de agosto de 1933, tinha 72 anos.
A morte repentina de Carlson Gracie comoveu a comunidade das lutas, consternando seguidores e admiradores, e fica a saudade de um personagem que acolhia todos como um pai, e apesar de merecer honras de herói, repelia qualquer tipo de bajulação.

Hélio Gracie


O Grande Mestre Hélio Gracie é o patriarca da família Gracie, responsável pela difusão do jiu-jitsu no Brasil e idealizador no estilo conhecido mundialmente como "brazilian jiu-jitsu".
Hélio Gracie nasceu na cidade de
Belém, Brasil. Quando era apenas uma criança a família mudou-se para o Rio de Janeiro. Devido à sua frágil saúde, Hélio, o mais franzino dos Gracie, não podia treinar o Jiu-Jitsu tradicional ensinado pelos seus irmãos, especialmente Carlos Gracie.
Observador, Hélio passou a acompanhar, dos 13 aos 16 anos, as aulas ministradas por Carlos. Aprendeu todas as técnicas e ensinamentos do seu irmão, mas para compensar o seu biotipo, Hélio aprimorou a parte de chão tradicional, dando-lhe a força extra que o mesmo não dispunha, criando assim o "
brazilian jiu-jitsu".
Irreverente, atualmente Hélio Gracie adota a faixa azul como o seu grau maior.









1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo Blog.

Confira também www.arenathai.blogspot.com

Vídeos, fotos, textos, dicas, links, curiosidades e outras informações sobre Muay Thai.

Abraço.