22 abril 2007

Carmina Burana - 4


Os ensaiadores - treinadores



Amílcar Azenha
Formado pela escola de artes e ofícios do espectáculo em 95, obtém formação como actor, animador e acrobata, aprendendo várias técnicas de circo e teatro com professores estrangeiros, das escolas chinesas e russa.

Completa a sua formação profissional, com um estágio na escola de circo de Bruxelas, onde participa como intérprete na apresentação de um espectáculo de novo circo.

Frequenta o primeiro ano da escola superior de dança no ano de 1999 e em 2001, ingressa na escola de teatro “ Jacques Le Coq”, aprofundando a técnica de máscara neutra. Profissionalmente, tem integrado o elenco de várias produções de teatro, circo novo e dança, passando por vários teatros em Lisboa, Madrid, Amesterdão e digressões por vários países, tais como, Espanha, França, Holanda, Dinamarca, onde se destaca pela sua capacidade multidisciplinar.

Participou também como actor em várias peças de teatro, filmes e televisão.



Sara Castanheira
Iniciou os seus estudos em dança pela Royal Academy of Dancing e Impirial Society of Teachers já num regime de ensino integrado em 1991, na Escola de Dança Ana Mangericão.

Complementou a sua formação em 1992 no centro de formação do Teatro Nacional São Carlos.

Em 1993 é admitida na Escola de Dança Profissional BalleTeatro onde continua os seus estudos em dança e inicia a sua carreira profissional, como intérprete de dança contemporânea.

Durante o ano de 1997, em Lisboa, frequenta na companhia, como bolseira as aulas do coreógrafo Paulo Ribeiro.

Em 1998, inicia o ensino superior no Instituto Politécnico/Escola Superior de Dança, paralelamente, continua o seu trabalho com o BalleTeatro Companhia na área da interpretação.

Desenvolve projectos na criação de eventos e como performer, a convite de Moncho Rodrigues, onde realiza a concepção coreográfica de variados eventos reunindo várias áreas, como a composição musical, o teatro, moda e o circo.

Em 2001, trabalha em exclusivo na área da interpretação com o BalleTeatro Companhia e frequenta, a convite da Culturporto/Rivoli Teatro Municipal, workshops e master classes com grandes nomes da dança contemporânea, que se apresentaram no Porto, como Bill T Jones e Alan Platel, no âmbito da “Porto 2001- Capital Europeia da Cultura”.

Em 2002 encontra o desafio das primeiras criações coreográficas na área infantil. Dirige um grupo infantil para apresentações em televisão no programa “Batatoon” e espectáculos como o “ Circo Batatoon ”.

Encontra uma série de profissionais com os quais desenvolve trabalho nas mais variadas técnicas circenses. Criando assim a oportunidade de fusão entre a dança e o circo, na concepção do espectáculo “Circo Batatoon” e também na e interpretação de personagens.

Em simultâneo mantêm as suas produções em eventos e performances.
Em 2003, acompanha na criação coreográfica, o encenador André Gago, com o primeiro espectáculo de novo circo “Lua!”, uma produção Circo da Lua – Produção de espectáculos (distinguido com o subsídio máximo em 2002, para projectos pluridisciplinares pelo Ministério da Cultura).


Inicia a aprendizagem de diferentes técnicas de circo e desenvolve o projecto WIP (Work In Progress) com dueto acrobático, na área do novo circo.

A Música - (onde podemos ver o par Daniel e Mary)

8 - Chramer, gip die varwe mir

Chramer, gip die varwe mir
Mascate, dá-me rouge
die min wengel roete,
para deixar minhas faces vermelhas,
damit ich die jungen man
?
an ir dank der minnenliebe noete.
?
Seht mich an,
Olha para mim,
jungen man!
moço!
lat mich iu gevallen!
Deixa eu te agradar!

Minnet, tugentliche man,
Bons homens, amem
minnecliche frouwen!
mulheres dignas de amor!
minne tuot iu hoch gemout
O amor enobrece o espírito
unde lat iuch in hohen eren schouwen.
e te dá honra.
Seht mich an
Olha para mim,
jungen man!
moço!
lat mich iu gevallen!
Deixa eu te agradar!

Wol dir, werit, daz du bist
Salve, mundo,
also freudenriche!
tão rico de prazeres!
ich will dir sin undertan
Sempre te obedecerei
durch din liebe immer sicherliche.
?
Seht mich an,
Olha para mim,
jungen man!
moço!
lat mich iu gevallen!
Deixa eu te agradar!


22 - Tempus est iocundum
1.
Tempus est iocundum,
O tempo está agradável,
o virgines,
ó virgens,
modo congaudete
alegrai-vos com elas,
vos iuvenes.
rapazes!
O, o, o
Oh! Oh! Oh!
totus floreo,
todo eu floresço,
iam amore virginali
por amor de uma virgem
totus ardeo,
todo eu queimo,
novus, novus amor
de um novo, novo amor
est, quo pereo.
é que pereço!


2.
Mea me confortat
Minha obediência
promissio,
conforta-me,
mea me deportat
minha negação
negatio.
me deprime.
O, o, o
Oh! Oh! Oh!
totus floreo,
todo eu floresço,
iam amore virginali
por amor de uma virgem
totus ardeo,
todo eu queimo,
novus, novus amor
de um novo, novo amor
est, quo pereo.
é que pereço!


3.
Tempore brumali
No inverno
vir patiens,
o homem é passivo;
animo vernali
sob a brisa da primavera,
lasciviens.
lascivo.
O, o, o
Oh! Oh! Oh!
totus floreo,
todo eu floresço,
iam amore virginali
por amor de uma virgem
totus ardeo,
todo eu queimo,
novus, novus amor
de um novo, novo amor
est, quo pereo.
é que pereço!

4.
Mea mecum ludit
Minha virgindade
virginitas,
brinca comigo,
mea me detrudit
minha inocência
simplicitas.
me derrota.
O, o, o
Oh! Oh! Oh!
totus floreo,
todo eu floresço,
iam amore virginali
por amor de uma virgem
totus ardeo,
todo eu queimo,
novus, novus amor
de um novo, novo amor
est, quo pereo.
é que pereço!

5.
Veni, domicella,
Vem, donzela,
cum gaudio,
com alegria,
veni, veni, pulchra,
vem, vem, minha bela,
iam pereo.
estou morrendo!
O, o, o
Oh! Oh! Oh!
totus floreo,
todo eu floresço,
iam amore virginali
por amor de uma virgem
totus ardeo,
todo eu queimo,
novus, novus amor
de um novo, novo amor
est, quo pereo.
é que pereço!



O Tema "O Fortuna" dançado no gelo



Sem comentários: