16 agosto 2008

Jogos Olímpicos




De quatro em quatro anos, atletas de centenas de países reúnem-se num país sede para disputarem um conjunto de modalidades desportivas.
A bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores.
A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.


Origem

Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos.
Por volta de 2500 AC, os gregos faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus.
Atletas das cidades-estados gregas reuniam-se na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições desportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo ( luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco).


Os vencedores eram recebidos como heróis nas suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.
Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega.
Os Jogos mostravam também a importância que os gregos davam aos desportos e à manutenção de um corpo saudável.


No ano de 392 AC, os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

Era Moderna

No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy , conhecido com o barão de Coubertin.


Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e ténis.
Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

Política

As Olimpíadas, em função da sua visibilidade nos mídia, serviram de palco a manifestações políticas, desvirtuando seu principal objectivo de promover a paz e a amizade entre os povos.
Nas Olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela idéia de superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro.



Nas Olimpíadas da Alemanha em Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro, matou 11 atletas da delegação de Israel.
A partir daí, em todos os Jogos Olímpicos passou a existir a preocupação com a segurança dos atletas e dos envolvidos nos jogos.
Em plena Guerra Fria, os EUA boicotaram os Jogos Olímpicos de Moscovo (1980) em protesto contra a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas.
Em 1984, foi a vez da URSS não participar das Olimpíadas de Los Angeles, alegando falta de segurança para a delegação de atletas soviéticos.

Olimpíadas 2008

No ano de 2008, os XXIX Jogos Olímpicos são realizadas na cidade chinesa de Pequim (Beijing) e contam com a participação de atletas de 205 países.
A abertura realizou-se no dia 08 de Agosto, às 20 horas na China e durou cerca de 4 horas.


A cerimónia de encerramento ocorrerá no dia 24 do mesmo mês.
O lema dos jogos será "Nova Beijing (Pequim), Grandes Olimpíadas".
Na cerimônia de abertura foram mostrados vários aspectos da história e cultura chinesa.
Grande parte das modalidades ocorrerá na cidade de Pequim, sendo que algumas serão disputadas em Hong Kong, Sha Tin e Qingdao.
Existem cinco mascotes (Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini) representando, com as suas cores, os cinco continentes e arcos do símbolo dos Jogos Olímpicos.






Serão realizados 302 eventos desportivos, sendo 165 provas masculinas, 127 femininas e 10 mistas.

Tocha

A Tocha Olímpica, feita em alumínio, pesa 985 gramas e sua altura é de 72 cm.
O propano é o combustível do fogo da tocha.
O seu design é baseado nos conceitos de "Olimpíada verde, high-tech e do povo".
Foi acesa na Grécia (cidade de Olímpia) em 24/03/2008 e percorreu diversos países do mundo até chegar em Pequim, em 08/08/2008 (dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos).

Medalhas

Nas Olimpíadas de Pequim, as medalhas que já foram confeccionadas com peso de 150 gramas, têm características ligadas à cultura chinesa.
Além dos metais tradicionais (ouro, prata e bronze) foram produzidas com detalhas em jade (pedra comum na China).
A medalha de ouro apresenta um circulo de jade branco na parte de trás, enquanto a de prata o detalhe será de jade verde claro e a de bronze de jade verde escuro.


Na parte de trás das medalhas está o símbolo das Olimpíadas de Pequim, a inscrição "Beijing 2008" e o símbolo olímpico com os cinco arcos entrelaçados.
Na parte da frente há um desenho do espírito olímpico.
A fita é de cor vermelha (cor predominante na bandeira da China).

34 modalidades desportivas

Arco-e-flecha· Atletismo · Badminton · Beisebol · Basquetebol · Boxe · Canoagem · Ciclismo · Esgrima · Futebol · Ginástica artística · Ginástica rítmica desportiva · Handebol · Halterofilismo · Hipismo · Hóquei · Judo · Luta (livre e greco-romana) · Natação · Natação Sincronizada · Saltos Ornamentais · Pólo Aquático · Pentatlo Moderno · Remo · Softbol · Taekwondo · Tiro · Ténis · Ténis de Mesa · Trampolim acrobático · Triatlo · Vela· Voleibol · Vólei de Praia

Cidades

- Pequim: serão 31 locais de provas






- Tianjin: jogos de futebol no Estádio do Centro Olímpico de Tianjin (capacidade para 60 mil pessoas)


- Hong Kong: provas de hipismo na Arena de Hipismo de Hong Kong (capacidade para 18 mil pessoas)


- Xangai: jogos de futebol no Estádio de Xangai (capacidade para 80 mil pessoas)


- Qingdao: competições de vela no Centro Olímpico de Vela de Qingdao (450 mil metros quadrados)


- Shenuang: partidas de futebol no Estádio Olímpico do Centro de Desportos (capacidade para 60 mil pessoas)


- Qinhuangdao: partidas de futebol no Estádio Olímpico do Centro de Desportos (capacidade para 33 mil pessoas).

Sem comentários: