25 novembro 2007

Notícias



A judoca portuguesa Telma Monteiro, perdeu logo no primeiro combate no Europeu de Sub-23, em Salzburgo (Áustria), competindo numa categoria (-57 kg) acima daquela em que se sagrou campeã da Europa e vice-campeã do Mundo absoluta.

A judoca do Benfica, que habitualmente compete nos -52 kg, chegou a Salzburgo com o objectivo de tentar juntar mais uma medalha ao seu já vasto palmarés, mas o facto de defrontar uma adversária forte, a húngara Bernadett Baczko, aliado a alguma falta de ritmo competitivo penalizou a portuguesa.

"Foi um ano desgastante, com o Europeu, Taças do Mundo e o Mundial. Sabíamos que não era possível estar em todas as frentes e em termos físicos a Telma não conseguiu ir mais longe", explicou à Agência Lusa o seleccionador nacional de femininos, António Matias.

Em Salzburgo, Telma Monteiro optou por competir acima dos -52 kg (a sua categoria natural), num final de ano de gestão de esforço quanto à perda de peso e numa fase em que a atleta atravessou alguns problemas com a desvinculação do seu anterior clube (Construções Norte-Sul).

"Não quero falar de arbitragem, mas houve toda uma série de condicionantes", acrescentou o seleccionador, frisando que Telma Monteiro, ao contrário das adversárias, "não se preparou em exclusivo para esta prova e categoria".

Logo no seu primeiro combate, Telma Monteiro cedeu pela diferença de koka frente a Baczko, judoca terceira classificada no recente Mundial do Rio de Janeiro (-57 kg) e também medalha de bronze no Europeu Sub-23 de 2006.

Baczko, 10ª do "ranking" mundial e já apurada para os Jogos Olímpicos de Pequim, viria mesmo a sagrar-se campeã europeia da categoria, ao vencer na final, por ippon, a eslovena Vesna Dzukic.

Menos bem neste Europeu de Salzburgo esteve Leandra Freitas (-48 kg), que depois de se ter sagrado campeã europeia de juniores em Outubro não conseguiu superar a russa Natalya Kondrateva e depois, na repescagem, a ucraniana Maryna Chernyak.

"A Leandra fez um bom primeiro combate, mas magoou-se no cotovelo e no segundo acabou por se ressentir disso", sublinhou António Matias.

Neste primeiro dia do Europeu estiveram ainda em acção nas categorias de menos peso Pedro Jacinto (-60 kg) e Diogo César (-66 Kg), com este último a fazer um bom percurso já nas repescagens e a chegar até ao quarto combate, de acesso ao bronze.

César Diogo perdeu no primeiro despique, com o grego Tariel Zintiridis e no quadro "secundário" o seu trajecto de triunfos apenas foi interrompido no combate de acesso à medalha de bronze, perdendo com o polaco Pawel Zagrodnik, por ippon.

Já Pedro Jacinto realizou apenas um combate na categoria de -60 kg, perdendo com o búlgaro Yanislav Gerchev.

Domingo competem ainda Ana Cachola, bicampeã europeia de Sub-23 nos -70 kg, e André Martins (-81 kg) e Hugo Silva (-90 kg).
Data: Sabado, 24 Novembro de 2007 - 19:10

Sem comentários: