14 fevereiro 2006

JIGORO KANO - fundador do judo




Nasceu em Mikage a 28 de Outubro de 1860.



Era pequeno e fraco (1.50m e 50Kg). Por vezes atacado pelos seus próprios colegas, procurou superar o desafio desenvolvendo qualidades como a inteligência e a força de vontade.


Aos 18 anos

Aos 18 anos era aluno da Faculdade de Letras de Tokyo quando começou a praticar Jujitsu e a estudá-lo sob orientação de H. FUKUDA.
Aprendeu:
Atemi-wasa (técnica de percussão)
Katame-wasa (técnica de domínio/Jujitsu Tenjin-Shin-yo Ryu)
Nague-wasa (técnica de projecção/Jujitsu Kito Ryu).
Aprofundou os conhecimentos com base na força e racionalidade.
Com a morte de FUKUDA ficou na posse dos DENSHO (livros secretos) dessa escola. Obteve também os DENSHO de MASACHI ITO, de quem era aluno. Tinha amizade com um samurai, K. LIKUBO possuidor dos DENSHO da escola KITO-RYU. Assim ficou com todos os conhecimentos e segredos do Jujitsu.
Selecionou, então as melhores técnicas de Jujitsu (golpes eficazes e racionais), eliminou diversas técnicas perigosas, aperfeiçoou a maneira de cair e dedicou-se aos métodos de projecção no solo.


TOMITA-primeiro aluno





Criou o fato próprio de treino-o JUDOGI.


O JUDOGI

Educador nato acreditava que "não havia nada mais importante do que a Educação".
Adepto da difusão do desporto, junta ao ensino do Jujitsu a educação física e o treino moral.
Em 1882, formou-se em Letras e Ciências Estéticas e Morais da Universidade Imperial de Tokyo.
Idealizou o JUDO (caminho suave/JU-flexível ou cederDO-o meio ou o caminho) como uma luta de defesa que tem em conta a não resistência e o aproveitamento da força do oponente.


Aos 22 anos

Em Fevereiro de 1882 fundou a sua escola de prática de lutas corporais, o KODOKAN (escola para estudar o caminho), onde procura trabalhar o relacionamento, fraternidade, disciplina, civismo e o respeito através de uma luta segura e sem segredos que impedissem a divulgação generalizada, usufruida desde as crianças aos adultos de idade avançada.



Foi professor e vice presidente e reitor do Colégio dos Nobres, Secretário de Educação Nacional, Director da Escola Normal Superior, Presidente do Centro de Estudos das Artes Marciais e foi galardoado Pai da Educação Física no Japão.


Judo feminino

Em 1909 torna-se o primeiro asiático membro do Comité Olímpico Internacional.


Com 40 anos

Em 1912 vem à Europa para assistir à 5ª Olimpíada em Estocolmo.
Em 1920 volta à Europa para divulgar o Judo, como um "caminho suave" e preconiza a "formação integral do ser humano" segundo os princípios:
Seryocu Zenyo (máxima eficácia com o menor dispêndio de energia)
Jita Kyoei (prosperidade e benefícios mútuos).


Jita Kyoei


Seryoku Zenyo


Com os mestres do KODOKAN em 1921

A proposta de JIGORO KANO para formar indivíduos socialmente participantes segundo estes princípios aproximaram-no dos conceitos da cultura grega clássica (kalos kagatos-harmonia entre corpo, cultura e moral e arete-excelência).
Estes princípios foram propostos em datas diferentes e em locais diferentes por dois homens-Pierre de Coubertin e Jigoro Kano.
Em 1880 enquanto Pierre de Coubertin procurava reiditar os Jogos Olímpicos, Jigoro Kano criava o seu desporto, o Judo, sobre as bases de diversos estilos do antigo Jujitsu, luta que estava em decadência.


Em 1932 no Comité Olímpico Internacional em Los Angeles

Por mais de meio século Kano divulgou o Judo por todo o mundo.



Morreu em 5 de Maio de 1938 quando regressava do Cairo onde participou na Assembleia Geral do Comité Internacional dos Jogos Olímpicos.


Aos 77 anos


Estátua à entrada do KODOKAN










Sem comentários: