11 janeiro 2008

Estágio de Mittersill - JUDO

JUDO




Na Áustria

Selecção Nacional no estágio internacional de Mittersill.
O seleccionador nacional masculino de judo, Michel Almeida, parte na próxima sexta-feira, dia 11 de Janeiro, para a Áustria com uma equipa de 9 atletas para o Estágio Internacional de Mittersill:


Pedro Jacinto,


Pedro Dias,


Diogo César,


João Pina,


João Neto,


Diogo Lima,


Hugo Silva,


Renato Morais e


João Taveira

são os atletas convocados para este estágio de preparação às próximas provas de qualificação ao ranking olímpico antes do Europeu em Lisboa

Taça do Mundo na Bulgária (26 e 27 de Janeiro),
Super Taça do Mundo de Paris (9 e 10 de Fevereiro),
Taça do Mundo da Áustria (16 e 17 de Fevereiro),
Super Taça do Mundo de Hamburgo (22 a 24 Fevereiro) e
Taça do Mundo de Varsóvia (1 e 2 de Março).

FORÇA DIOGO...SEMPRE CONTIGO!


05 janeiro 2008

Faleceu António Matias



Seleccionador de seniores femininos morreu após treino
Federação Portuguesa de Judo manifesta "profunda consternação" pela morte de António Matias

04.01.2008 - 15h35 Lusa

A direcção da Federação Portuguesa de Judo manifestou hoje a sua "profunda consternação" pela morte do seleccionador nacional de seniores femininos, António Matias, ocorrida ontem após um treino.
"A família judoca está de luto por alguém a quem se deve parte do sucesso do judo feminino nos últimos anos, alguém cuja vida foi em larga medida dedicada ao nosso desporto, primeiro como atleta e depois como treinador", lê-se em comunicado.
A missiva afirma ainda que António Matias, como atleta, "fez parte da elite nacional", tendo participado nos Jogos Olímpicos de Barcelona92, e amealhado durante vários anos o título de campeão nacional.
"Como treinador nacional, a sua carreira coincide com a totalidade dos mandatos da actual direcção da FPJ e com os resultados de relevo alcançados pelo judo feminino desde 1998", continua.
O comunicado termina com a direcção da FPJ a endereçar os pêsames à família enlutada e aos amigos, confessando que o desaparecimento de António Matias "deixa um lugar vago difícil de preencher".
António Matias, 43 anos, abandonou um pouco mais cedo o treino das selecções nacionais ontem, tendo sido depois encontrado inanimado no balneário pelo ex-judoca Nuno Delgado. Apesar das tentativas de reanimação, viria a falecer pouco depois, seguindo o seu corpo para o Instituto de Medicina Legal.
O funeral do seleccionador realiza-se amanhã e o corpo estará em câmara ardente na Igreja de São Miguel, em Sintra, a partir das 20h00 de hoje.
Luís Monteiro, responsável pela alta competição da Federação Portuguesa de Judo, disse à Agência Lusa que o cortejo fúnebre partirá pelas 15h30 da Igreja de São Miguel para o Cemitério de Colares, Sintra, depois da missa de de corpo presente, agendada para as 14h30.

Antigo praticamente da modalidade, António Matias era o seleccionador feminino de judo desde 1996.
Como atleta participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992, na categoria de 78 kg, no Campeonato do Mundo de Séniores de Barcelona em 1991, teve diversas participações em Campeonatos da Europa, foi várias vezes Campeão Nacional de Seniores em -78 Kg.

Como treinador, englobou as Missões aos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e de Atenas 2004, sendo actualmente o responsável pela preparação de Telma Monteiro para os Jogos de Pequim.